Educação Fisíca
Método Francês – Francisco Amoros Y Ondeano, dividiu a ginástica em civil e industrial, militar, médica e ciência. Pode-se considerar que era uma ginástica utilitária (Rabelais), com intenção pedagógica (Guts Muths), acrobática (Jahn) e atrativa (Pestalozzi).
Método Inglês – Baden Powell atividades em contato com a natureza respeitando e explorando o meio ambiente. Thomas Arnold ao jovem confiança e autonomia contrária à disciplina severa. Baseava - se nos jogos e nos esportes, equilíbrio orgânico e dos sentidos busca do autocontrole e respeito à regra organização e direção para ser levada à vida futura.
2- De modo geral, todas tinham finalidades semelhantes, regenerar a raça, promover a saúde, formar pessoas para servir a pátria e a indústria e, por fim, para desenvolver a moral.
3- O primeiro sistema de Ginásticas a ser implantado no país foi o alemão, na primeira metade do século XIX. Meneghetti registra que a introdução do Método Alemão no Brasil deve-se ao grande número de imigrantes refugiados da guerra que se instalaram no país tendo como hábito essa prática. A força do referido Método é tão ampla que, por volta de 1860, é consagrado como o método oficial do exército brasileiro. Com a reforma, ”houve recomendação para que a Ginástica fosse obrigatória, para ambos os sexos, e que fosse oferecida para as Escolas Normais”. Contudo, Betti coloca que até a década de 30, as leis propostas pela reforma, foram aderidas apenas pelas escolas da corte imperial e capital da República, e as escolas militares. Em 1920 passa a ganhar espaço na escola o Método Francês, bem como “vários estados da federação começam a realizar suas reformas