direito
O referido autor ao citar transformações culturais, valores e costumes, na verdade está constatando que aquilo temos como verdades universais mudam de acordo com os rumos históricos, e também com o próprio amadurecimento individual. Valores é um conceito entremeado ao de cultura. O primeiro advém daquilo que aprendemos com nossa família, nas escolas, com pessoas ao nosso redor. Esse conjunto de produção de conhecimento forma nossas verdades internas, aquilo que acreditamos e externamos através de atos, escolhas, nas opções profissionais, sexuais, religiosas, enfim, nossos valores refletem tudo que somos e queremos. A cultura é o conjunto de fatores que nos fizeram ser e agir como indivíduos.
No entanto, os valores não são estanques nem eternos. Para o autor, a crise ocorre exatamente quando há transformações que põem em xeque nossas crenças. Que transformações seriam essas? O mundo está em constante mutação. Nós interagimos cada vez mais com outros povos, com outros países, temos paradigmas políticos colocados em prática e depois desmoronando, o mesmo ocorrendo na área econômica, social. A informação é meteórica, ela nos faz pensar e interagir em tempo real, provoca debates acalorados, surgem novas reflexões, une pessoas em prol de causas comuns, mobiliza, cria uma rede poderosa, vai às vias de fato.
Questão 2.
Os conceitos de liberdade, individualidade e igualdade são ilusões porque nenhum desses valores são plenos. A liberdade é cercada por um limite tênue que não pode ultrapassar o outro, não pode constranger o outro, não pode molestar o outro, não pode caluniar e difamar o outro, não pode tirar a vida do outro. Não temos liberdade plena simplesmente porque vivemos em sociedade. A convivência em grupo gera uma série de regras e limites que temos de obedecer sob pena de perecermos.
Questão 3
Letra C