direito
Unidade I – A Filosofia
O texto de Marilena Chauí sobre a Filosofia traz a origem, o nascimento, os campos de investigação, os principais períodos e os aspectos contemporâneos. Coloca assim o primeiro uso da palavra ‘filosofia’ a Pitágoras que atribuiu que a ‘sabedoria’ era dos deuses, mas que os homens poderiam desejá-la, tornando-se filósofos, dizia que o filósofo é um ser desprovido de interesses financeiros ou comerciais, surgiu isto sim da insatisfação e que os conhecimentos devem ser transmitidos e ensinados, e não se detém a segredos e mistérios.
Quando se refere que a filosofia é um fato grego é por que ela contém elementos que a diferenciam de outros povos e outras culturas, como por exemplo: a razão, a definição do ser humano como racional que o põe regras, leis, princípios e normas no seu pensamento. Recusa definições pré estabelecidas. Tende à conclusão demonstrativa racionalmente. E capacita o gênero, dando diversidade de aplicação depois de reunir semelhanças e demonstrar num todo, ou‘síntese’. Tem a capacidade de diferenciar fatos e coisas, ou‘análise’. Assim ofereceram ao ocidente base a princípios fundamentais: razão, racionalidade, ciência, política, técnica, arte. Assim como inúmeras palavras aplicáveis, ofereceram também a base sociopolítica.
Contribuíram com a organização (cosmologia); da procura por leis e princípios provados racionalmente e não por divindades que obedecem a uma identidade, a uma diferença, uma contradição e uma alternativa; que a prática, a moral, a política e a arte dependem da vontade, da discussão e de uma escolha racional ou passional de acordo com nossa preferência e padrões estabelecidos; concebe que os acontecimentos obedecem a leis de natureza humana ou de ordem natural; diz que o ser humano aspira pela verdade, pela justiça e pela felicidade e que usam de valores pessoais para agir e viver.