Direito
4
AULA
Mercados financeiros
Meta da aula
Apresentar a segmentação do mercado financeiro, bem como suas principais características. Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:
1
identificar as características do mercado monetário; 2
diferenciar algumas das diversas modalidades de crédito;
3
caracterizar o mercado de capitais;
3
reconhecer a influência da taxa de câmbio no estímulo e desestímulo às exportações e importações.
Sistema Financeiro | Mercados financeiros
INTRODUÇÃO
Você viu na aula anterior que o sistema financeiro representa um grupo de instituições que se dedicam ao trabalho de propiciar condições satisfatórias para a manutenção da intermediação de recursos entre poupadores e investidores e que o mercado financeiro se refere ao ambiente no qual ocorre o processamento dessas operações. Essas operações de intermediação financeira desenvolvem-se de forma segmentada em quatro grandes mercados: monetário, de crédito, de capitais e de câmbio. Esta aula abordará as quatro subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro e as suas características principais. Iniciaremos o conteúdo abordando o conceito econômico de mercado. Boa aula!
CONCEITO ECONÔMICO DE MERCADO
Antigamente, mercado referia-se a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas operações de troca. Conforme
Rossetti (2006, p. 395), alguns livros de história econômica revelam como os senhores feudais da alta Idade Média organizavam mercados em seus territórios, concedendo o privilégio de sua exploração como forma de atender às necessidades de suprimentos em seus domínios e de facilitar, pela centralização das operações, a cobrança de tributos.
Nos dias atuais, pequenas cidades do interior seguem a tradição histórica, ostentam a igreja, a praça pública, o coreto, a prefeitura e o mercado. Percebemos que o mercado tem um lugar definido, especialmente edificado, para