Direito
1.1- Quando a palavra história vem em nossa cabeça, logo já pensamos em passado, em culturas antigas e até surge uma certa curiosidade em saber como era o dia-a-dia dos povos antigos, como era sua cultura, sua religião, e quais erão seus direitos, mais nossa maior dúvida vem na pergunta, "Como e onde surgiu o Direito?".Essa é uma pergunta que todos nós já paramos um dia e nos perguntamos. O ser humano é quem faz o direito e é para ele que o direito é feito. A tranformção é a essência da historia e somente o ser humano pode executar tal tarefa. A palavra direito no sentido mais complexo da ciência do direito, vem dos romanos antigos, direito vem de justo, vem de justiça e igualdade. Entende-se em sentido comum, o direito como sendo o conjunto de normas para a aplicação da justiça e a minimização de conflitos de uma dada sociedade. Já foi possível perceber que história e Direito têm algo em comum:O Homem. O Homem é naturalmente produtor de cultura, tudo oque o homem produz faz parte de sua cultura. A cultura é temporal, histórica. Ela depende do momento em que determinado indivíduo ou comunidade estão vivendo para ter as características que adefinem. Pode-se concluir, portanto, que, sendo o Direito uma produção humana, ele também é cultura e é produto do tempo histórico no qual a sociedade que o produziu ou produz está inserida.
1.2 Sociedade e vida ecônomica
Existia nesta época duas camadas sociais: A dos escravos e a dos estrangeiros. Os primeiros podiam ser distintos entre os escravos hebreus (provalvemente tomados como escravos pelo não-pagamento de uma dívida) e estrangeiros. Ambos tinham tantos direitos que muitos autores confessam hesitar em chamá-los de escravos, pois, embora tenham as príncipais características, eram cercados de muitas considerações, inclusive direitos.
Os estrangeiros, livres não gozavam do mesmo direito dos hebreus. Dois tipos de estrangeiros eram distintos: Os que tinham aluma ligação com alguma tribo de Israel e,