o que é políticas sociais
Turno: Noturno
Disciplina: Fundamentos de Política Social
Profª: Márcia Cristina
Análise das Políticas Sociais Brasileiras no Contexto Liberal
Adair de Oliveira
Valdiléia Matos de Almeida
Taguatinga, Novembro de 2013
Introdução:
O presente trabalho versa sobre o tema, Análise das Políticas Sociais Brasileiras no Contexto Liberal.
As políticas sociais tem muitos caminhos a percorrer, pois estão relacionadas diretamente as condições vivenciadas pelo País em níveis econômicos políticos e social. São visto como mecanismo como manutenção da força de trabalho, em alguns momentos, e em outros como conquistas dos trabalhadores, ou como doação das elites dominadas, e ainda como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão. (Faleiros, 1991, p.8).
O escocês Adam Smith, na segunda metade do século XVIII, um dos maiores pensadores do liberalismo e um dos seus principais trabalho, “A Riqueza das Nações “, defendeu o princípio do trabalho como mercadoria e sua regulação pelo livre mercado, cujo funcionamento deveria se dar sem a interferência do Estado. Para ele, havia uma” mão invisível” assegurando o equilíbrio entre a oferta e a procura. Influenciado por este pensamento, o inglês David Ricardo, no início do século XIX, também defendeu a liberdade do livre comércio.
Esses pensadores tiveram uma grande importância no mundo ocidental, o que fez com que houvesse um predomínio do pensamento liberal, especialmente a partir de meados no século XIX até os anos de 1930.
O Estado Liberal é caracterizado pelo indivíduo. Porque busca seu próprio interesse econômico, proporcionando o bem estar coletivo, predomina a liberdade e competitividade, naturaliza a miséria e mantém o Estado mínimo, ou seja, para os Estados Liberais, o Estado deve assumir o papel “neutro”, desenvolver somente ações complementares ao mercado e as políticas sociais,