Resumo sobre Personalidade
Em Psicologia, entende-se por personalidade àquele conjunto total de características próprias do indivíduo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio. Abrange de uma forma ou de outra, todos os tópicos estudados por essa ciência, como o físico, as influências sociais, as emoções, a aprendizagem, as motivações, etc. (BRAGHIROLLI, 1997)
Categorias gerais criadas por Gordon Allport:
Princípio social: As características de personalidade se desenvolvem e se manifestam em situações sociais. A personalidade consiste nos hábitos e características adquiridas em resultado das interações sócias que promovem o ajustamento do indivíduo ao meio social.
Princípio de dinamicidade: Entende-se, pois, que a personalidade é o que organiza, integra e harmoniza todas as formas de comportamento e características do indivíduo, de tal maneira que há um grau de coerência no comportamento. Apesar da coerência e estabilidade, a personalidade é sempre capaz de receber novas influências, adaptar-se a novas circunstâncias.
Princípio da individualidade: A personalidade é sempre uma realidade individual, que marca e distingue um ser do outro. Há sempre uma dimensão peculiar e única da personalidade. Cada um de nós é único no mundo. A personalidade, então, é o conjunto de todos os aspectos próprios do indivíduo pelos quais ela se distingue dos outros.
A configuração única da personalidade de um indivíduo desenvolve-se a partir de fatores genéticos e ambientais. Os fatores genéticos exercem sua influência através da estrutura orgânica e do processo de maturação. Os fatores ambientais incluem tanto o meio físico como social e começam a influenciar a formação da personalidade já na vida intra-uterina.
MENSURAÇÃO DA PERSONALIDADE
TEORIAS DA PERSONALIDADE
TEORIA DE FREUD
Sigmund Freud (1856-1939) é até hoje um dos mais conhecidos teóricos psicodinâmicos por ter criado uma perspectiva inovadora do estudo do comportamento humano. Freud