Direito e suas definições
É o conjunto de princípios inerentes à personalidade humana, visando ao bem-estar do homem. É peculiar a todo cidadão e, igualdade como por exemplo: direito à vida, comprar e vender, de legítima defesa, etc.
Faça a distinção de Moral Absoluta e Empirista.
Moral Absoluta é imutável independente de época, região e situação
Moral Empirista é mutável de acordo com a época, região e situação
Explique Direito Objetivo.
Direito objetivo é "o conjunto de regras jurídicas obrigatórias, em vigor no país, numa dada época" (José Cretella Júnior). Direito objetivo são as normas jurídicas, leis, e devem ser obedecidas por todos que vivem na sociedade que adota essas leis, o não cumprimento dá origem a sanções.
Quais são as fontes formais estatais do Direito. Conceitue cada uma.
LEI: é a principal fonte formal do direito nos países da Civil law. Há essa tendência a codificar o direito, para buscar maior certeza e segurança nas relações jurídicas.
JURISPRUDÊNCIA: conjunto de decisões uniformes e constantes dos tribunais, resultante da aplicação da norma a casos semelhantes, é o conjunto de normas emanadas dos juízes em sua atividade jurisdicional. É as decisões de Tribunais que uniformizam as decisões judiciais.
A Jurisprudência para ser considerada uma fonte do direito exige 4 requisitos, quais são?
Precedentes Judiciais: Julgamento do Poder Judiciário que serve de paradigma para apreciação de casos semelhantes.
Súmulas: Trata-se de pronunciamentos proferidos pelos Tribunais do nosso país, baseados em decisões reiteradas, que delimitam o entendimento e interpretação das leis sobre determinada matéria dada pelos nossos magistrados. É a "união" de várias decisões de um mesmo Tribunal, com idêntica interpretação sobre o mesmo tema. Pode ser conceituada também como um resumo da decisão. Sentenças: De acordo com o artigo 162, § 1º, do Código de Processo Civil, "sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas