Direito e Religião
Centro de ciências humanas e letras- cchl
Curso de Bacharelado em Direito
Disciplina: Historia do Direito
Professor: Roberto Freitas Filho
Aluno: Marilia Marques Sousa Tavares e Silva - integral
Tema: Direito e religião
Ao longo da história do mundo, a instituição que mais influenciou e controlou o comportamento do ser humano foi a religião, dentre as quais, destaca-se o cristianismo no mundo ocidental. Esse tem milhões de seguidores e ainda hoje é capaz de influenciar diretamente decisões de um estado laico, como no caso do Brasil. No mundo oriental a religião ainda esta intimamente ligada ao estado. Como no caso dos países do oriente médio, onde as nações ali localizadas tem sua legislação e direito nascidos diretamente de sua crença religiosa. No mundo atual essas influencias acabam levando a preconceitos, injustiças agressões, terrorismo e ate mesmo a guerra.
Já é sabido que nenhuma conduta humana está totalmente livre da influência de fatores externos. Todos, em maior ou menor grau, são influenciados ou deixamos nos influir, pelo comportamento e/ou informações prestadas por outros indivíduos. Assim quando a religião já esta tão enraizada na cultura popular da maioria, o que antes poderia ser uma possibilidade se torna verdade universal, e assim pode se refletir diretamente no direito dessa sociedade.
Por outro lado, o atual capitalismo e a sociedade tornaram-se livres de muitas barreiras medievais, anulando e substituindo, assim, antigas formas de relações, aliando-se ao poder do Estado moderno. Nesse contexto, os interesses sociais e econômicos tendem a dominar as atitudes dos homens, sem que atualmente necessitem utilizar-se tanto das instituições religiosas. Em outras palavras o capital esta substituindo Deus nas relações humanas. Isso pode ser visto de outra forma, como na formação de igrejas que se preocupam muito mais em receber o dizimo( taxa ou imposto que corresponde a décima parte de todo o lucro