Direito e religião
ESCOLA DE DIREITO
CURSO DE DIREITO
KETLIN TAILINE RUTHES
DIREITO E RELIGIÃO
CURITIBA
2012
KETLIN TAILINE RUTHES
DIREITO E RELIGIÃO
Texto apresentado ao Curso de Direito, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito para obtenção de nota parcial do P.A. de Cultura Religiosa.
Orientador: Prof. Irineu Letenski
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4 2 RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E DIREITO 5 3 EVOLUÇÃO DO DIREITO E DA RELIGIÃO 6 3.1 CRENÇAS DA MORTE 6 3.2 FOGO SAGRADO 6 3.3 FAMÍLIA 7 4 SOCIEDADE HOJE 9 5 CONCLUSÃO 10 REFERENCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A religião tem um peso bastante significativo para a estruturação e evolução de várias instituições das sociedades atuais, inclusive do Direito. Estudar a evolução da religião é ter uma visão ampla de como o Direito se desenvolveu ao longo do tempo.
Na obra A Cidade Antiga de Fustel de Coulanges, é feita uma analise das antigas crenças, e como a religião teve participação fundamental no desenvolvimento da sociedade.
A partir de um dos assuntos tratado por Coulanges, este trabalho irá relatar o desenvolvimento do Direito de Família, confrontando as leis antigas e atuais, no que diz respeito a esta instituição.
2 RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E DIREITO
Religião e Direito em muitos aspectos se fundem e conversam entre si. Mesmo que possa parecer estranha a base de cada uma delas, a Religião de inspiração emocional, crença em um ser/instituição superior que tem poder sobre nós pessoas humanas, e o Direito sendo uma inspiração racional, apontando regras e direitos básicos de todo o ser humano, ambas prezam pelo bem estar do ser humano. Através do medo do desconhecido, ou da aplicação de uma pena, regem e tem controle sobre a sociedade. O Direito assim como a religião é composto de vários ritos que os caracterizam como exemplo tem o julgamento de procedimento jurídico, de forma semelhante ao que é pregado pela religião, que