DIREITO E JUSTIÇA DOS DEFICIENTES FISICOS
A relação entre direito e justiça é uma das partes mais importantes do direito propriamente dito. O direito não pode ser válido sem a justiça e a justiça não pode existir sem os princípios do direito, portanto, conclui-se que a justiça e os direitos coexistem. Para que se possa entender melhor a relação entre as duas, deve-se saber, em primeiro plano, o conceito dessas duas palavras.
O direito existe desde que o homem passou a viver em sociedade, pois com o convívio dos seres humanos, surgiram as divergências e os conflitos, tornando-se necessária a criação de normas de convívio para essa sociedade primitiva.
A justiça sempre andou de mãos dadas com o Direito. Desde as primeiras concepções do Direito, a justiça está vinculada, como na Grécia Antiga, por exemplo, o Direito positivo era o Direito Teleológico, em que a ética de um grupo era positivada em lei, e quem cumpria essa ética, era justo e as ações que não estavam de acordo com os valores do grupo, eram injustas.
À medida que as sociedades foram se transformando e evoluindo, o Direito passou a ser algo essencial a essas sociedades, mas, com a falta de compromisso dos políticos, a justiça, nem sempre está acoplada ao Direito, como deveria ser. Um exemplo disso são as minorias, que por serem ‘diferentes’ precisam lutar por direitos que elas já deveriam ter. Hoje em dia, os negros, homossexuais, deficientes físicos, entre outros, sofrem e lutam para terem uma garantia de vida digna.
No Brasil, essas minorias, chamadas de novos atores, fazem manifestações e participam de movimentos sociais para conseguirem o mínimo de seus direitos.
Direito
São encontrados muitos conceitos para a palavra Direito. Na análise semântica da palavra, por exemplo, direito significa reto, aquilo que segue em linha reta o que é estabelecido segunda forma de ordenação. Segundo os dicionários da língua portuguesa, a palavra faz parte do mesmo, desde 1277 d.C e o seu primeiro significado era: aquilo que segue a lei e os