Direito E Justi A
A ideia de justiça é complexa pelo fato de que nem sempre o que é justo para um é para o outro. O pensamento ocidental sofreu profundas e diretas influências de Platão, Aristóteles e dos juristas romanos.
Diante de vários conceitos de justiça, deve-se um juiz chegar a uma decisão que seja justa para todos; para isso o juiz tem que ser bem orientado de acordo com as normas jurídicas estabelecidas e doutrinas.
Chaim Perelman define vários conceitos sobre justiça, a de que deve ser o mesmo julgamento para todos, a decisão de acordo com os seus méritos, de acordo com o que fez, entre outros. Ele não admite que a justiça tenha um valor absoluto e diz que o valor depende da crença de cada qual. Ele fala também que para se ter conhecimento sobre a justiça, deve-se estudar valores históricos, sociais e culturais.
Hans Kelsen fala que, a justiça é sujeita de várias concepções, acreditando que ela não pode ser alcançada em seu valor absoluto pela humanidade.
A justiça representa o sentido do direito, mas acabou por virar algo técnico, apenas trabalho, atualmente. A própria humanidade tornou o direito assim sem qualquer finalidade e valor.
É através da igualdade que se realiza a justiça, pois ela existe para ser de direito de todos. O que se percebe é que o direito e a justiça tem significados diferentes, que podem andarem juntas ou não.
O direito pode vir a ficar sem sentido se não caminhar junto com a justiça. Pois só através da justiça o homem terá um julgamento com igualdade de direitos.