Direito Público e Privado
2. O que significa a ideia de supremacia Constitucional?
A Constituição tem como função reger o comportamento de uma sociedade que está submetido a ela. O que diferencia a Constituição das demais normas é o fato da mesma se encontrar no topo do ordenamento jurídico, logo indubitavelmente sugere a subordinação de todas as leis e normas que lhe são posteriores e inferiores.
3. Quais os riscos inerentes a uma interpretação da lei estritamente literal?
Toda Lei enseja interpretação e assim como toda interpretação está sujeita a um momento especifico, ou seja, é preciso determinar o sentido a fim de entender a sua correta aplicação.
A interpretação literal de uma lei é indispensável, porém é importante analisar junto com a lei alguns aspectos adjacentes, pois em geral os significados das palavras são imprecisos e muitas vezes ambíguos, devido a esse fato faz-se necessário a presença em algumas situações um interprete de Lei para que evitar que seja praticado algum absurdo.
4. Discorra sobre a estrutura do Poder Judiciário.
O Poder Judiciário é parte integrante do conjunto dos três poderes do Estado. Tal poder é regulado pela Constituição Federal nos seus artigos nº 92 a nº126, tem como capacidade e prerrogativa de julgar fatos de acordo com as regras constitucionais e leis existentes. Todos os