DIREITO - PEDOFILIA
A pedofilia não é um fato novo. Ela está inserida em nossa sociedade e, na maioria das vezes, em doloroso silêncio. A impressionante sequência de denúncias nos últimos dias tem causado perplexidade e tirado o sono de famílias por todo o Brasil.
O aumento no número de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes é um alerta para a sociedade brasileira. A prática, ao que parece, tem se tornado mais intensa e, assim, acaba naturalmente mais exposta. O problema precisa ser encarado e combatido de frente pelas autoridades, pelos pais e pelos sistemas de ensino e educação no País.
O Brasil é um dos dez países que mais acessam redes sociais. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope 87% dos internautas brasileiros estão em redes sociais. O Facebook é o campeão no Brasil com cerca de 40 milhões de usuários.
De acordo com a instituição, o Facebook, rede social pertencente à empresa americana, tem sido o local preferido pelos criminosos brasileiros para a prática do crimes contra os direitos humanos. No primeiro semestre de 2008, das 27,8 mil denúncias sobre pedofilia na internet no Brasil, 81,6% apontam crimes praticados dentro do Facebook.
Diante destas estatísticas, é preciso que os pais adotem uma postura participativa, educando seus filhos no uso da Internet e das redes sociais on-line. Muitas crianças, por falta de orientação ou por curiosidade, compartilham suas fotos e dados pessoais em sites, chats, e-mails e perfis no Orkut, sem ter a consciência dos riscos eminentes dessas ações.
É dever dos pais estabelecer uma conversa franca com seus filhos, procurando saber quem são seus amigos virtuais e o teor desse relacionamento. Muitas vezes, por