Direito natural e positivo; a relação deles com a obra Antigona
O Direito natural é presente também na natureza, podemos ver nos animais na forma não racional. Ganhou grande destaque após a segunda guerra mundial e podemos ver o Direito Natural positivado nos Direito Humanos, que nada mais são que os direitos básicos do homem. São os princípios fundamentais. Não tem nada de divino, é algo que o homem ou animal em sociedade tem. Podemos dizer que é a justiça natural.
É um direito espontâneo, que se origina da própria natureza social do homem que revelado pela conjugação da experiência e a razão constituído por um conjunto de princípios, e no de regras, seu caráter universal, eterno e imutável e pertencem a todos os tempos.
O Direito Natural no elaborado pelos homens, e emanam de uma vontade superior porque pertencem própria natureza humana; " o direito de reproduzir", " o direito de reconstruir famílias", " direito a vida e liberdade" ... independe de ato de vontade por refletir exigências sociais de natureza humana, comuns a todos os homens o direito natural não pode ser afetado por qualquer lei, pois um conjunto de normas jurídicas promulgadas, isto , oficializadas pela inteligência governante de conformidade com o sistema ético de referência da coletividade em que vigora o Direito Natural o direito legítimo, que nasce , que tem raízes, que brota da própria vida, no seio do povo.
Direto Positivo
Conjunto de princípios e regras que regem a vida social de determinado povo em determinada época. Diretamente ligado ao conceito de vigência, o direito positivo, em vigor para um povo determinado, abrange toda a