direito - mar adentro
O filme relata a história verídica de Ramon Sampedro (interpretado pelo ator Javier Bardem), espanhol que em sua juventude sofre um acidente no mar e fica tetraplégico, preso a uma cama durante 28 anos. A película narra a luta de Ramon na justiça para ter o direito a “morrer com dignidade”, ou seja, o direito de praticar a eutanásia. Entretanto Ramon enfrentará a dura repreensão da igreja e da justiça de seu país, que até o momento não permitia e não tinha uma lei que se tratasse da eutanásia. A película é um retrato sentimental sobre a luta e dificuldades de um homem e ao mesmo tempo uma aula sobre as lacunas da lei.
Eutanásia
É a prática da qual se encurta a vida de um doente em estado reversível, ou seja, que não tem cura para aquela doença, de modo assistido e indolor para o paciente a fim de acabar com o sofrimento do mesmo. Existem diferentes tipos de eutanásia, sendo essas a Eutanásia ativa direta, provoca-se morte do paciente para aliviar-lhe o sofrimento, Eutanásia ativa indireta, em que não há a intenção de suprimir a vida mas de aplicar ao paciente medicamentos que, embora abreviem o sofrimento podem ter por efeito a morte; Eutanásia passiva ou ortotanásia, que simplesmente se deixa de aplicar ao paciente a medicação adequada havendo a interrupção de tratamento vital.
A situação em si implica diversos fatores legais, políticos e religioso sendo então muito polêmico e existirem grupos divergentes que criticam a favor e contra esse processo.
1. A favor:
A eutanásia tem como sua concepção acabar com o sofrimento daqueles pacientes terminais, que não tem cura para a sua doença e estão fadados a viver dependentes e presos a uma cama (e algumas vezes a aparelhos) para o resto de suas vidas.
O procedimento, assistido por um profissional e totalmente autorizado pelo paciente trata-se de uma escolha consciente e informada que reflete o fim de uma vida em que quem morre não é perdedor ao poder de ser digno até o fim, sendo a