Direito Inglês
(Direito Inglês)
1-E explique como a monarquia inglesa se diferencia das demais monarquias europeias nos séculos XI e XIII. R: Diferentemente da outras monarquias europeias a monarquia inglesa possuía um grande poder e acima de tudo conseguia mantê-lo centralizado.
2-Por que a divisão do direito entre público e privado não existe no Direito inglês? R: O Direito inglês, que foi elaborado pelas Cortes reais que derivam de regras processuais formalistas e por esse motivo, em particular, a distinção do direito público e privado é desconhecida na Inglaterra.
3-Explique porque o Direito Romano não influenciou a criação e o desenvolvimento do Direito Inglês? R: Grande parte da Inglaterra foi dominada por Roma mas, mesmo assim não houve uma absorção da cultura romana. Os romanos eram apenas o exército invasor, agiam como tal e eram tratados como tal. Sendo assim o Direito Romano não influenciou o direito dos povos que já habitavam a Bretanha. Mesmo as cidades que os romanos fizeram surgir, após sua partida desapareceram. A língua latina, muito competentemente espalhada por todos os cantos do Império Romano, na Bretanha não obteve êxito
4-Explique a diversidade de ordenamentos na Inglaterra ao tempo das invasões anglo-saxônicas. R: Quando os Germânicos, notadamente Anglos e Saxões, invadem a Bretanha, mesmo vencidos, os Bretões mantêm oposição acirrada contra os invasores germânicos. E assim formaram reinos bastante instáveis, e sem unificação e guardaram as tradições germânicas, inclusive no campo do Direito. O Direito anglo-saxônico ou germânico na Bretanha, começa quando, no final do século VI d.C., a Inglaterra converte-se ao cristianismo. Embora muito mal conhecido, esse Direito foi redigido e continha uma particularidade, ao invés de ser escrito em latim como as leis dos reinos bárbaros do continente europeu, seu texto foi confeccionado em língua anglo saxônica.
5-De que modo Henrique II conseguiu