Direito hindu
Nessa conjuntura, o hinduísmo é a terceira religião do mundo em número de praticantes e seus preceitos influenciam extremamente a organização da sociedade indiana.(10)
Com se vê, quanto ao Direito religioso sua maior expressão se consolida no Direito hindu, pois a maioria da população é adepta do hinduísmo, sendo representado pelo dharma (conjunto de deveres a serem cumpridos pelos hinduístas) e pelos costumes, válidos para cada casta e sub-casta separadamente.
Destarte, a primeira e mais importante característica do direito hindu é que ele se constitui num direito de substrato religioso, embora não seja um direito oriundo de uma "fé revelada", como é o direito muçulmano.
O direito hindu é o direito da comunidade que, na Índia ou em outros países do sudeste asiático, adere ao hinduísmo. Consiste num sistema jurídico composto de normas extra-estatais de composição dos litígios sociais, notadamente as de cunho religioso. Por ser um sistema legal de origem religiosa o direito hindu pretende ir além e acima do Estado laico, ou seja, é um direito cujas normas são, exclusivamente, voltadas para a sua comunidade étnico-religiosa.
Assim como o direito muçulmano, o direito hindu é um direito extremamente conservador e que não incentiva mudanças sociais abruptas. Quer dizer, o direito hindu se fundamenta numa visão hierarquizada da sociedade e, por