Direito empresarial
1- Empresa: Surge no começo da humanidade a necessidade de comercializar produtos e bens, a humanidade começa essa nova etapa em sua história, de uma forma desorganizada e muito caótica.
[pic]
Os futuros comerciantes, passam a transportar seus produtos, através de navios e vários outros meios de transporte, fizeram parte de processo de comercialização às feiras, onde todos podiam expor seus produtos ,produzidos em áreas rurais e manufaturadas como: tecidos, lã, couro etc. Para que pudessem ter uma organização nesse novo processo, os comerciantes fizeram suas próprias leis, onde os protegia de vários outros comerciantes, essas leis foram criadas e eram administradas e conduzidas pêlos cônsul e reis da época, assim criou-se o código cônsules.
Entre o século XII criaram-se as feiras. [pic] E no século XVIII começou a sofrer seu declínio, supostamente em razão de medidas adotadas pelos governos locais, que pretenderam a imposição de taxas sobre as mercadorias e matérias-primas que entravam e saíam de seus territórios. Das feiras dão origem: o câmbio, os títulos de crédito, os bancos e, as bolsas, onde homens poderosos como, banqueiros, mercadores, cambistas, negociantes e corretores etc. Reuniam-se em famosos lugares assim surgindo a expressão “homens de negócio” O conceito empresa surgiu quando os comerciantes passaram a comercializar os produtos em feiras cobertas, onde se negociava durante um longo período do dia, surgindo a transição de feira para loja.
[pic]
Com a promulgação do código Napoleônico em 1.806, nessa época surge o conceito de ato do comércio. Com o transporte das mercadorias em território hostis, surge a criação do seguro, para assegurar os comerciantes, e a idéia de símbolos, marcas e patentes, surgem as sociedades familiares e as companhias, suas filiais e sucursais por toda a Europa e, conseqüentemente, o conceito de holding ou sociedades coligadas. As primeiras