Direito Empresarial
O surgimento das raízes do direito comercial se deu durante a idade média quando o comercio já atingia um estágio mais avançado, pois o comercio já era uma característica de vários povos. A ascensão de formas de comercio mais organizadas, surgimento das corporações de mercadores e crescimento as cidades medievais geraram a necessidade de se criar normas que regulamentassem essas atividades, as quais foram criadas pela classe comerciante.
O fracionamento veio pela necessidade de se achar soluções para os determinados casos particulares, como por exemplo, a separação do direito comercial do direito civil, em Roma, se deu pelo fato de o direito civil já não ter suporte e agilidade nas negociações presentes com resultado disto houve a separação e a criação de tribunais específicos do comercio com jurisdição oficial.
2- Quais foram os fatores que desencadearam a transformação do direito comercial em direito de empresas? Justifique com base na bibliografia pertinente.
A passagem da Idade média para a Idade Moderna foi marcada pelo declínio da atividade econômica agrária e pelo apogeu da atividade comercial. O comércio passou a ser desenvolvido por famílias tradicionais burguesas que confeccionavam botas, bolsas, cinto, tapetes e demais objetos para serem vendidos nas grandes feiras dos vilarejos e cidades européias. Objetivando a reserva de mercado, a burguesia criou as “Corporações de ofício”, instituições regradoras dessa atividade econômica. Com a centralização dos Estados europeus, com o fim das Corporações de Ofício devido a democratização desencadeada pela Revolução Francesa, e após a criação do primeiro código comercial do mundo, (o Código Comercial Frances de Napoleão Bonaparte), os Estados passam a regrar as relações comerciais. Nessa fase, qualquer pessoa que praticasse atos comerciais, ou seja, interposição na troca de mercadoria objetivando lucro, seria