Sófocles
SOPHOCLES
Sófocles foi um dos três maiores dramaturgos de tragédia da Grécia antiga. Nasceu em Colon época governada por Péricles.
Filho de um fabricante de armaduras de nome Só filo, Sófocles recebeu na infância e juventude uma educação bem tradicional, nos moldes atenienses, ou seja, com valorizando dos aspectos culturais. Ainda na juventude, dirigiu um coral de criança, formado para comemorar a vitória ateniense na batalha de Sala mina (480 acc.). Participou do primeiro concurso teatral aos 28 anos no qual derrotou Esquilo ficando com primeiro lugar. Porém, foi derrotado, num concurso realizado em 441 acc, por outro importante dramaturgo da época, Eurípedes. Durante a vida ganhou vários concursos ligados ao teatro e obteve justo reconhecimento da sociedade por seu talento na criação de sátiras e tragédias.
A obra de Sófocles é de grande reconhecimento até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática. Entre estas inovações, podemos citar: a técnica de introduzir ÇLÇLÇum terceiro personagem na cena e o rompimento com a tradição das trilogias.
Entre os principais temas abordados pelo teatro de Sófocles, podemos citar a religião e a moral.
De acordo com historiados, Sófocles escreveu aproximadamente 120 peças de teatro. Porém, com o passar dos tempos, somente sete peças sobreviveram até nossos dias.
- Ajax
- Antígona
- As Traquinas
- Édipo Rei
- Electra
- Filóctetes
- Édipo em Colono
Sua obra-prima é Édipo rei, a tragédia do homem perseguido pela fatalidade do destino: transformado em rei, busca um assassino que, na verdade, é ele mesmo, descobrindo, ao final, ter matado seu próprio pai e desposado a própria mãe.
Destino e heroísmo
Ainda que seja comum fazer comparações entre os três grandes dramaturgos trágicos da antiga Grécia - além de Sófocles, Esquilo e os Eurípides -, esses exercícios são de pouca serventia, pois cada um deles apresenta características muito particulares. Esquilo é mais