SOFÓCLES
Filho de um fabricante de armaduras de nome Sófilo, em sua infância uma educação bem tradicional, nos moldes ateniense, ou seja, com valorizando dos aspectos culturais. No teatro inovou a técnica e a construção teatral de seu tempo e foi vencedor de vários certames dramáticos, entre tragédias e sátiras.A obra de Sófocles é de grande reconhecimento até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática. Entre estas inovações, podemos citar: a técnica de introduzir um terceiro personagem na cena e o rompimento com a tradição das trilogias.Entre os principais temas abordados pelo teatro de Sófocles, podemos citar a religião e a moral.
2)Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona
Édipo em Colono relata os últimos dias da vida de Édipo, velho, cego, mendigo e expatriado. Expulso de Tebas, sem o auxílio de seus dois filhos homens, que se interessam mais pelo trono do que pelo pai, o errante Édipo chega em Colono, território de Atenas. O Édipo idoso é diferente do jovem Édipo rei de Tebas, e cego vê melhor que com o sentido da visão. A velhice e o sofrimento o tornaram sábio e obediente aos oráculos, sendo assim a temática da obra gira em torno de grandes conflitos familiares, a exemplo das brigas de Édipo com seus filhos homens e as disputas entre seus quatro filhos Etéocles, Ismênia, Antígona e Polínice pelo governo de Tebas.
Antígona, tragédia escrita pelo dramaturgo grego Sófocles, mostra como duas opiniões opostas podem ser corretas dependendo do ângulo analisado. Esta obra é uma das seqüências de Édipo Rei e mostra o fim trágico dos descendentes amaldiçoados e incestuosos de Édipo e Jocasta. Os dois filhos homens de Édipo, Etéocles e Polinice, morrem em batalha no mesmo dia. Um mata o outro. Um defendendo e outro atacando a cidade de Tebas, que passa a ser governada pelo cunhado de Édipo, Creonte.Antígona, irmã dos falecidos, descumpre a lei e presta as