Direito Empresarial
É uma forma de antecipação, possibilitando perceber a realidade e avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, podendo reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Organizando e antecipando os resultados esperados. É definição de um futuro desejado e de meios para alcança-lo.
O principio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dos países socialistas, e exercer um controle mais normativo que informativo.
Até os anos 30, o planejamento era considerado incompatível com a economia de mercado. Após a primeira guerra mundial, com a crise de 1929, a antiga União Soviética tornou-se a primeira nação a aplicar o planejamento como ferramenta de reconstrução. O planejamento ganha destaque no cenário internacional, após momentos de crise global. Hoje é utilizado nos países capitalistas, sendo comum a intervenção do Estado na economia.
De forma geral, as técnicas de planejamento são semelhantes quanto ao objetivo, mas costumam diferir segundo as metas, que são profundamente influenciados por fatores politico-sociais.
É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que garante continuidade, havendo constante realimentação de situações, proposta, resultado e soluções.
Existem três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.
Planejamento Estratégico: Considera a empresa como um todo e é elaborados pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcança-los.
Planejamento Tático: a atuação é em casa área funcional da empresa, seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários tendo como objetivo a utilização de recursos disponíveis com projeção em médio prazo e com maneiras e ações que geralmente afetam somente uma parte da empresa.
Planejamento Operacional: pode ser considerados como a formalização, corresponde a um conjunto de