direito empresarial
O direito comercial, surgiu na idade média, a partir dos costumes e usos dos mercantis. O surgimento da moeda foi o marco do comercio, pois desde então começou o evolução de pequenos mercantins para uma grande economia voltada para a produção de determinados bens com uma parte sendo vendidas para os comerciantes, e sempre com o objetivo de obter lucro, pois adquiriam produtos com o preço bem inferior para revendê-los com aumento do valor da compra.
Com o crescimento do comercio os governadores visaram que seria uma de grande lucro e que deveriam entrar com normas que regulassem a atividade comercial, criando normas, as questões bancárias de cláusulas abusivas, juros, comissão de permanência, conhecimento ex officio compreendem um campo já mais ou menos assentado. Uma etapa de enfrentamento: Os financiamentos habitacionais, crédito agrícola, crédito comercial e os conflitos de competência. Os conflitos de competência que procuramos resolver rapidamente, mas que têm sido extremamente imaginativos e criativos.para os empresários com sua evolução cada vez maior que não alcançam apenas os empresários mais mesmo aqueles sem se revestirem dessa qualidade.
Citamos algumas características do direito comercial como: simplicidade (adoção de formulas simples para solução de conflitos), internacionalidade (está regulamentado por normas de alcance internacional), elasticidade (permanece em processo de mudanças, adaptando-se á evolução das relações do comercio) e onerosidade ( tem o lucro como o fim perseguido pelos empresários.). O direito comercial além de ter uma relação com o Privado ou Público tem também com o Direito Constitucional, Direito tributário, Direito do trabalho, Direito Civil, Direito Internacional entre outros.
Hoje temos uma mudança muito grande, persistente e preocupante do velho padrão de subjunção de identificar quais as premissas maior e menor e chegar a uma norma individual para o caso concreto, para uma