Direito empresarial
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - SALA 40
Mudanças relacionadas ao direito Comercial e o Direito de Empresa.
As alterações foram evolutivas no Direito Comercial, na prática e no exercício do comércio ao longo dos séculos, originou-se através de práticas dos costumes, tradições e usos mercantis. Com o desenvolvimento desde a Idade Média, as leis civis (direito comum) não deram conta de garantir sua ordem e o funcionamento ideal para as atividades mercantis devido às necessidades comerciais da época, onde surgiram as primeiras formas e leis de comércio que regulamentavam essas atividades.
Pode-se dizer que numa primeira fase o direito comercial era o direito dos comerciantes, pois eles que originaram o direito comercial com suas leis e costumes.
Com a chegada do novo Código Civil em 2002, todo o sistema societário que antes existia passou a ter mudanças significativas, gerando mudanças que abrangem desde a estrutura básica das sociedades até sua administração.
O Direito brasileiro existe cinco tipos de sociedades empresárias. Merecem maiores destaque as duas primeiras, pois a importância que estas exercem se deve a sua influência na economia brasileira, diretamente proporcional ao número de cada uma existente. As três restantes não são utilizadas no país.
As sociedades empresárias existentes no país são: Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada; Sociedade Anônima; Sociedade em nome Coletivo; Sociedade em Comandita Ações; Sociedade em Comandita Simples.
Não se admite outras formas de constituição de sociedades empresárias, senão estas, mas, existe ainda a Sociedade em conta de Participação, que não é considerada propriamente uma sociedade em função de seus detalhes.
A Teoria da empresa e a atividade empresarial no código Civil 2002.
Atualmente com toda essa luta pra se ter essa globalização e pelos avanços tecnológicos, é importante destacar a crescente influência e participação da