Comandos linux
Arquivos e Diretórios
pwd - O comando pwd lhe permite saber em qual diretório você está no momento, onde pwd significa "print working directory".
cd - Este comando nos permite se deslocar entre a árvore de diretórios do sistema. Quando abrimos um terminal ou seção shell, você entra direto no seu diretório pessoal. Para mover-se pelo sistema de arquivos você deve usar o cd.
"cd /" para ir ao diretório raiz.
"cd" para ir ao seu diretório pessoal.
"cd .." para acessar um diretório de nível acima do atual.
”cd -” para voltar ao diretório que se encontrava antes de mudar.
Para navegar através múltiplos níveis de diretórios em só comando, use por exemplo, "cd /var/www", que o levará diretamente ao sub-diretório /www do diretório /var.
cp – Copia arquivos e diretórios.
"cp file foo" para fazer uma cópia exata do arquivo "file" dando-lhe o nome de "foo".
"sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf-bkp" para gerar uma cópia de segurança exata do arquivo "/etc/X11/xorg.conf" dando-lhe o nome de "/etc/X11/xorg.conf-bkp".
mv - Este comando move arquivos e diretórios, sendo muito usado também para renomear um determinado arquivo.
”mv arquivo1 arquivo2” para renomear o arquivo “arquivo1” localizado no diretório pessoal do usuário para “arquivo2” no mesmo local.
"mv foo ~/Desktop" moverá o arquivo "foo" para seu diretório Desktop sem alterar seu nome. Você deve especificar um novo nome se quiser renomear um arquivo.
ls - Comando utilizado para listar o conteúdo de um diretório. Usado com certas opções, é possível ver o tamanho dos arquivos, quando foram criados, e as permissões de cada um.
"ls ~" para mostrar os arquivos que estão em seu diretório pessoal.
”ls -hal ~” para mostrar os arquivos que estão em seu diretório pessoal, inclusive os ocultos (-a) em forma de uma listagem (-l) e com as informações de tamanho mais amigável a nós seres humanos (-h).
rm - Utilize este comando para remover (deletar)