Direito econômico
2012
FATOS ECONÔMICOS: circulação, mercado, elasticidade da moeda (procura e oferta), equilíbrio econ., e falhas de mercado .
Trabalho de Economia Política
Faculdade de Direito
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa expor os conceitos de circulação, mercado, equilíbrio econômico, elasticidade da moeda, e falha de mercado, com o objetivo de assim esclarecê-los. A compreensão dos conceitos que serão abrangidos contribuem para um melhor entendimento do mundo econômico que nos cerca e as relações que o compõe. Sendo assim, podemos definir Fatos econômicos como fenômenos que alteram o rumo da economia mundial ou de um país, afetando diretamente as relações e a vida em sociedade.
1.1 FATOS ECONÔMICOS
Fato econômico é um acontecimento que tem ligação com as atividades relacionadas à satisfação de necessidades.
Também são chamados de fatos econômicos, acontecimentos de ligação ás relações entre os seres humanos no meio de uma coletividade ( alguns também dizem que fato social, é a relação de adaptação da pessoa aos círculos sociais ). Dentro dos fatos econômicos fundamentais, os quais definem subconjuntos, que englobam diversas formas de posicionamento do ser humano diante da realidade econômica. Os fatos econômicos fundamentais, dividem-se em: produção, circulação, repartição e consumo.
1.1 PRODUÇÃO
É o apreendimento de objetos, sejam eles naturais ou derivados, matérias ou imateriais, para submetê-los a fim de satisfazer as várias necessidades. Definimos sistemas econômicos a partir do modo como se definem as relações de produção.
1.2 RECURSOS NATURAIS
São meios postos à disposição do ser humano pela própria natureza, dentro de condições do meio físico no qual ele acaba por desenvolver suas atividades. Quando estas atividades são exercidas em sua localização, formam as