Direito Ec Nomico
Para mim, tal expressão foi impactante. Ver a utilização do termo “satânico” num contexto que não o usual deixou-me realmente surpreso. A situação a qual Polanyi trabalha em seu estudo, a da desarticulação trazida com a revolução industrial, de um lado propiciando melhorias dos meios de produção e de outro tornando ainda mais dura a vida daqueles que não detinham tais meios. Posterior à Revolução Industrial, passou-se a produzir em maior e escala e por sua vez a vez dos trabalhadores fabris tornou-se ainda mais dura. Todo este processo ocorreu de forma acelerado e não havia força para controlá-lo.
Todos nós carregamos com nosso uma carga de vida, que forma quem somos, experiências e aprendizagens fazem com que tomemos determinados posicionamentos diante das situações vividas, podemos ser imparciais, mas não neutros. Sendo assim, em minha parca opinião, a utilização de tal termo foi desproporcional, ora, é sabido que sociedade contemporânea formou-se acentuado ainda mais as desigualdades existentes, mas não se pode deixar de lado as benfeitorias trazidas aos meios de produção. O erro talvez repouse em não se ter preocupado em adequar as transformações industriais à vida de todos os indivíduos, talvez o liberalismo tenha sido levado um pouco longe demais, e assim tenha faltado uma política de integração social.
2. Relacione as mídias exibidas com o que você julgar relevante do texto do Polanyi e da constituição econômica brasileira.
As mídias apresentadas em sala, bem como as de outras aulas reforçaram o fato de que estamos cercados de uma mídia que fomenta cada vez mais o consumo, tentando vender para as pessoas coisas, que na maioria das vezes, elas não precisam. Poderíamos simplificar nossa vida se quebrássemos determinados padrões.
É impossível não ligar o expresso no art. 170, CF:
Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do