DIREITO DOS HEBREUS
DIREITO HEBRAICO
SANDRA ELIANE PINHEIRO DE LIMA
Ijuí
2014
SANDRA ELIANE PINHEIRO DE LIMA
DIREITO HEBRAICO
Trabalho apresentado à disciplina História do Direito, do Curso Direito, como requisito à atividade avaliativa da disciplina.
Joice Graciele Nielsson
Ijuí
2014
Sumário
DIREITO HEBRAICO ANTIGO
Sandra Eline Pinheiro de Lima1
Joice Graciele Nielsson2
1.1 Resumo
Ao longo da história muitos povos se multiplicaram e começaram a se destacar, mas independente do quão forte ou poderoso eram, muitos deles mais cedo ou mais tarde acabaram por desaparecer ou ser dominados por outros povos. Houve muitas invasões nas civilizações antigas, alguns povos foram conquistados e algumas culturas desapareceram completamente. No entanto, um povo muito pequeno e que apesar de não ter qualquer poder militar, conseguiu atravessar o vasto oceano da história, e chegar aos nossos dias. O Povo Hebreu. Os antigos hebreus conseguiram resistir graças a uma poderosa crença. Acreditavam ser o povo escolhido por Deus. E não obstante a esse fato, receberam do próprio Deus, as instruções para viver em sociedade, de maneira feliz e harmoniosa.
Palavras Chaves: Direito Hebreu; História dos Hebreus.
1. Introdução
A presente pesquisa objetiva ampliar os horizontes no que concerne ao Direito praticado na sociedade hebraica antiga, bem como conhecer um pouco sobre os aspectos de sua história, religião na era pré-cristã, costumes e como a religião influenciou diretamente no surgimento das leis hebraicas. Não obstante abordaremos a influência que suas práticas legais e morais têm nas diversas culturas da sociedade atual.
A Bíblia é uma das mais importantes fontes históricas da antiguidade que relata esses fatos. Esse documento é composto de duas partes, a Aliança e a Aliança Renovada, também