Resíduos eletrônicos e seus impactos
Curso de graduação em engenharia mecânica
Resíduos eletrônicos e seus impactos no meio ambiente
Juazeiro
2014
1. Introdução
O grande avanço tecnológico já não é uma novidade em nossas vidas, mas com ele, além dos recursos tecnológicos obtidos, vem a preocupação ambiental em relação ao lixo eletrônico. Por causa desse acelerado avanço, a vida útil de produtos eletrônicos diminuiu consideravelmente, incentivando cada vez mais a troca destes aparelhos. Assim surge o lixo eletrônico, que é todo material do descarte de equipamentos eletrônicos, entre eles celulares, computadores, tvs, gerando diversos problemas ambientais.
2. Problemas e impactos causados pelos resíduos eletrônicos
O grande volume e o descarte inadequado dos resíduos eletrônicos geram problemas, pois possuem diversos metais em sua substância. O descarte inadequado ocasiona a infiltração dessas substancias no solo e em lenções freáticos gerando a contaminação. Entre essas substancias estão:
Cádmio - classificados altamente tóxicos com riscos irreversíveis para a saúde, além de perigo ao meio ambiente por sua toxidade e efeitos acumulativos.
Mercúrio - pode causar problemas crônicos e é uma substancia muito acumulativa, passando através das cadeias alimentares.
Chumbo – pode causar danos ao sistema nervoso central e periférico, sanguíneo e nos rins. Metal altamente acumulativo.
Berílio – Causa danos aos pulmões, podendo ocasionar uma doença crônica.
Além da contaminação e das doenças causadas, esses equipamentos descartam no meio ambiente grandes quantidades de plástico e vidro, os quais demoram muito tempo para se decompor, gerando um desequilíbrio ambiental.
3. Referências bibliográficas
ODUM, Eugene P; BARRET, Gary W. Fundamentos de ecologia. 5. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007. 612 p. ISBN 978-85-221-0541-0.
GONÇALVES, A.T.O lado obscuro da high tech na era do neoliberalismo: seu impacto no meio ambiente.