Doenças
SETOR DE CIÊNCIAS SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
ANALU DIEGA STRAPASSON
CARLA BASTOS LACERDA DOS SANTOS
ESTÁGIO OBRIGATORIO DE OBSERVAÇÃO A
CURITIBA
2013
ANALU DIEGA STRAPASSON
CARLA BASTOS LACERDA DOS SANTOS
ESTÁGIO OBRIGATORIO DE OBSERVAÇÃO A
Trabalho de graduação apresentado a disciplina de Estágio de Observação Obrigatório A, do curso de Farmácia do Setor de Saúde da Universidade Federal do Paraná
Orientadora: Aline Borsato Hauser.
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A área de análises clínicas se propõe a diagnosticar um problema de saúde, visando o tratamento mais adequado aumentando a garantia de sobrevida de pacientes. Sendo uma parte da ciência da saúde importante, mas muitas vezes trabalhosa devido a grande exigência de trabalho manual do executante e um amplo conhecimento na área, principalmente dos farmacêuticos.
Apesar de uma área que necessita de conhecimento bastante próprio dessa modalidade de pesquisa, existem profissionais de diferentes áreas, principalmente farmacêuticos bioquímicos, que usam dessa técnica para trabalhar com diagnósticos mais seguros. O diagnóstico laboratorial dado através da análise clínica pode ser a forma mais rápida e, quase sempre, a mais segura de se obter respostas, quando comparada ao diagnóstico clínico.
O farmacêutico, nas análises clínicas, realiza exames hematológicos, citológicos, citopatológicos de biologia molecular, imunológicos, parasitológicos, microbiológicos, medicina forense e bioquímico, solicitado geralmente por um médico. Além disso, pode realizar interpretar e emitir laudos e pareceres, responsabilizando-se tecnicamente por análises clinico-laboratoriais.
Dentro do seu contexto de aprendizagem, o farmacêutico que atua nas análises clínicas ainda pode prestar a orientação ao paciente sobre o resultado e realização do exame e possíveis interações com medicamentos, realizando assim a chamada assistência