Direito dos animais
Na minha primeira reflexão pessoal vou falar do tema que até agora mais me impressionou o “Direitos dos Animais”.
Na aula de Formação Cívica fiquei muito surpreendida quando a professora nos deu a conhecer muitos dos “crimes” que são cometidos pelo ser humano aos animais. Nunca pensei que os humanos fossem capazes de cometer muitos destes actos.
Como são capazes de obrigar um chimpanzé a ficar uma vida toda na solidão, para ver que tipo de loucura desenvolve? Pendurarem um galo pelas patas e ver quem lhe consegue arrancar a cabeça passando por ele a galope? Obrigar um animal a comer boiões de creme para descobrir qual é a nossa dose letal desse creme? Todas estas maldades deviam de ser consideradas um crime!
No entanto, na nossa sociedade muitas das pessoas vivem indiferentes a estas situações e por vezes até nem acham que sejam uma coisa muito má, pois no fundo estão a prevenir-nos a nós.
Na minha opinião tudo isto devia de acabar! Cabe-nos a nós (todas as pessoas que sabem que os animais tem tanto direito á vida e a serem bem tratados como os humanos) mudar o pensar de algumas pessoas e fazer-lhes ver a realidade. Uma das coisas que podemos fazer entre muitas outras é por exemplo nunca comprar nenhum produto de tenha sido testado pelos animais, pois antes de aparecerem nas estantes do supermercado, os produtos passam por um longo processo de experiência que deixam milhões de animais mutilados, queimados, envenenados e expostos à acção de gases em testes ultrapassados e desnecessários. Na aula vimos algumas marcas que podemos usar à vontade como a body shop, a clinique etc. Assim sabemos que estamos a contribuir para tentar acabar com tudo isto.
Mas por outro lado também sabemos que por vezes o povo por si próprio não vai mudar muita coisa, porque muitas das vezes mesmo que até nem se queira acaba-se por comprar esses produtos, ou porque o médico nos recomendou ou porque não temos conhecimento que é testado pelos animais etc. Acho que o