direito do consumidor
Má prestação de serviços, produtos com defeito, cobranças indevidas, propagandas enganosas, produtos que colocam em risco a saúde, são apenas alguns exemplos de uma infinidade de problemas que o consumidor é exposto.
Conhecer os seus direitos, saber como exigi-los e buscar a solução pontual é o primeiro passo a ser dado pelo consumidor. Mas é importante saber que sua participação na batalha coletiva pelo respeito aos direitos dos consumidores é a maneira mais eficaz de fazer com que grandes mudanças aconteçam. Esse é um dos principais objetivos do Idec!
O Idec é uma associação de consumidores, sem fins lucrativos, que educa e orienta o cidadão em como solucionar seus problemas e consumir tudo que um produto ou serviço pode oferecer, inclusive os seus direitos. Junte-se a nós, consuma seus direitos!
Todos os meses o Idec destaca um dos temas que trabalha para você conhecer nossa atuação, se informar e consumir os seus direitos. Este mês: Direitos Gerais/ E-commerce
São Paulo - Nos Estados Unidos, empresas como Nike, Macys, Gap, Kohl’s, Walmart e outras permitem ao cliente devolver um produto e receber o dinheiro de volta sem justificativa e em alguns casos até sem limite de prazo, desde que ele esteja em boas condições e seja apresentado o recibo.
Leia Mais
27/09/2014 | Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 55 milhões neste sábado
26/09/2014 | Índice de confiança do consumidor sobe em setembro nos EUA
26/09/2014 | Confiança do consumidor dos EUA fecha em máxima de 14 meses
25/09/2014 | Cesta básica paulistana sobe 0,13% na semana, diz Procon-SP
Ainda que no Brasil as empresas não sejam ainda tão abertas às políticas de devolução de compras, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) dá ao cliente o direito de devolver um produto em até sete dias e receber seu dinheiro de volta quando a compra não ocorrer em lojas físicas.
Conforme prevê o artigo 49 do CDC: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias [...]