Direito do consumidor para consumidores
Este mini curso tem como principal objetivo esclarecer as principais duvidas acerca do direito do Consumidor, na visão do consumidor, bem como a evolução historia desse ramo do direito, os principais problemas encontrados e sua legislação.
Podemos afirmar que a principio o direito do consumidor teve seus primeiros sinais no Egito antigo, onde comerciante disputava a melhor forma de pintar o corpo das pessoas bem como a qualidade dessa pintura, por ser uma tradição este fato era corriqueiro gerando assim muitas disputas entre pintor e consumidor. Também encontramos indícios de direito do consumidor no código de Hamurabi, editado no império babilônico. Visando defender os compradores de bens e serviços, o Rei Hamurabi impôs uma forte legislação, contendo regras como a dos artigos 229 e 233 do referido estatuto, que previa:
Art. 229 – Se um pedreiro edificou uma casa para um homem mas não a fortificou e a casa caiu e matou seu dono, esse pedreiro será morto”
Art. 233 – Se um pedreiro construiu uma casa para um homem e não executou o trabalho adequadamente e o muro ruiu, esse pedreiro fortificará o muro às suas custas.
Dessa forma, é possível notar, já em um texto legal antigo, a presença da chamada responsabilidade objetiva, hoje consagrada pelo Código de Defesa do Consumidor através do princípio da boa-fé objetiva.
No Brasil se intensificou após o início de nossa industrialização, em meados da década de 1930, sendo que, já nessa época, o Estado possuía características fortemente intervencionistas na ordem econômica
Antes mesmo de ser incluída na Carta Constitucional de 1988, a defesa do consumidor, no Brasil, teve como março mais significativo a edição da Lei nº7.347/85, conhecida como Lei da Ação Civil Pública, com