direito comercial
Direção de Ensino
Turma : 03M2A
Aluno Elivelton Costa Galdino e Vicente de Paula
Professor (a): Rochele Firmeza Disciplina :Direito Comercial e Legislação Societária
Aditivo sobre Sociedades Anônimas
Teresina – Piauí, 04 de Novembro de 2013
E – mail:
E-mail: filhodozedoleite@hotmail.com
1. Introdução
Este trabalho tem por objetivo expor alguns aspectos referentes às sociedades anônimas. que serão explanados em sala de aula esse tema com o propósito de avaliar a capacidade e o nível de abstração de cada aluno, onde estaremos dando sua definição, para daí revelar sua origem e evolução na legislação vigente no Brasil.Incluímos também suas características, espécies, e uma breve abordagem sobre os títulos mobiliários (as ações) que as compõem.Não podíamos deixar de expor a responsabilidade civil dos seus administradores e a ação de responsabilidade a que estão sujeitos, analisando-se ainda a possibilidade de estabelecimento de solidariedade.
Definições de uma Sociedade Anônima
A Sociedade Anônima é pessoa jurídica de direito privado, de natureza eminentemente mercantil, em que o capital social é dividido em ações de igual valor nominal, que são de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade do sócio ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
A Sociedade Anônima, ou S.A. ou ainda Companhia como é conhecida, é uma modalidade de sociedade empresária, que difere dos demais tipos (societários de Bens, de Pessoas ou mista como a Ltda), por ser uma sociedade de capitais. Sendo assim, a Sociedade Anônima é criada e exercida única e exclusivamente com o escopo de lucrar.As sociedades anônimas diferenciam-se das sociedades contratuais pelo fato de nenhum contrato ligar os sócios entre si. Por isso, são consideradas sociedades institucionais ou normativas.
O Código Civil traz