Direito Civil
Neste trabalho será apresentado uma analise do ponto de vista filosófico das estatuas da justiça representadas pela Deusa Themis em pontos divergentes de Cuiabá. Tendo como objetivo expor as diferenças, semelhanças e a simbologia de ambas.
A estátua localizada no Fórum da Capital está em pé, com uma balança em uma das mãos e empunhando uma espada com a outra. Seus olhos estão vendados e ao lado direito se encontra A Lei das XII Tábuas. Representando de certa forma a justiça concreta.
Ademais, a da Praça da Republica no Centro se encontra sentada com a balança em uma das mãos e a espada em outra apoiada no chão. Seus olhos estão vendados e aos seus pés e no seu colo se encontram pessoas em situações caóticas entendidas como miseráveis. Representando a desigualdade da justiça.
Desenvolvimento
A deusa Themis é conhecida na mitologia grega como a deusa da Justiça, da lei e da ordem. A escultura é o suporte utilizado para a representação da justiça. A representação simbólica da Balança seria a igualdade, o equilíbrio nos atos processuais. A espada simboliza o poder da justiça, mas não devem ser apresentadas de maneira isolada pois juntas se completam. Os olhos ventados simbolizam a imparcialidade na aplicação da lei e igualdade perante os fatos. A Lei das XII Tábuas que pode ou não estar presente nas estatuas representa as leis que deram origem ao Direito que hoje conhecemos. Levando em consideração os ambientes que se encontram as esculturas da justiça em Cuiabá, a estatua do Fórum estando em um estabelecimento estadual aonde se tem a aplicação concreta da justiça, sua posição em pé expõe a disponibilidade do agir, de se movimentar pra fazer a lei ser efetivada. As pessoas que freqüentam o fórum estão em busca de soluções para seus problemas, agendando os processos a serem julgados ou profissionais da área.
Já no caso da Praça da Republica, sendo um local menos formal e diante de tantas pessoas oprimidas aos seus pés, estar sentada