DIOGENES DE APOLONIA
De sua vida quase nada se sabe, porem Diogenes de Laércio afirma que foi contemporâneo de Anaxágoras e dos sofistas.
Segundo comentadores antigos, teria sido um medico interessado em investigar as questões relativas a anatomia humana e as causas das doenças, tanto quanto as de caráter filosófico. Ele estudou a anatomia das veias ( vasos sanguineos) descrevendo sua distribuiçao no organismo humano e a reprodução humana.
Para Diógenes as veias e as artérias seriam condutos de natureza similar e que fariam parte de sistema circulatório construido de forma simétrica , no qual o coração não teria nenhuma função e os pulmões tbm não teriam conexões .
Afirmava ainda que nas veias circulava o ar e o sangue, e que o sono e a morte seriam causado pela falta ou diminuição do ar nas veias, no qual o ar é responsável pela circulação do sangue nas veias.
Ele ainda dizia que o semem seria produto do sangue que continha ar, capaz de produzir sensação e pensamento. Onde era o ar que misturado com o sangue e espalhado pelo corpo através das veias, produzia o pensamento.
Ele ainda discutiu sobre a origem do embrião. O que seria uma contribuição unicamente masculina ou masculina e feminina .
Dos seus escritos, restam hoje apenas fragmentos, onde pensadores posteriores citam comentários de suas obras. Ele escreveu obras como a natureza, meteorologia e da natureza do homem.
Diógenes costuma ser considerado, quanto a seu pensamento ,um continuador da escola milesia , mesmo incorporando elementos da filosofia de Anaxágoras , com quem ele teria estudado . ficou conhecido por suas teorias ecleticas e portanto como fundador do ecletismo. Mesmo contrapondo as quatro qualidade naturais: o quente e frio, úmido e seco, para Diógenes , o