Os Principais Pré-Socraticos
ESCOLA JÔNICA
Tales de Mileto foi um filósofo pré-socrático da Grécia antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se existem evidencias. Nasceu em 623 a.C, na atual Turquia, e faleceu entre 556 a.C e 558 a.C.. Foi o fundador da Escola Jônica. A base da linha de pensamento do tal é buscar a verdade da vida na natureza. Ele considerava a água como origem de todas as coisas, à partir dessa teoria, esboçou o que podermos citar como os primeiros passos do pensamento teórico evolucionista: “O mundo evoluiu da água por processos naturais”.
Seus seguidores, por mais que discordassem quanto a “substancia primordial”concordava com ele no que dizia respeito à existência de um “principio único” para essa natureza primordial.
Anaxímenes de Mileto foi um filósofo pré-socrático, que criou teorias influenciadas por Tales de Mileto e Anaximandro. Nasceu em Mileto, atual Turquia, em 588 a.C. e faleceu em 524 a.C.. Foi aluno da Escola Jônica com principais interesses em Astronomia e Física. Escreveu a obra “Sobre a natureza” e dedicou-se especialmente à meteorologia. Ele praticou o materialismo monista, tendência que tinha objetivo de identificar um elemento material primordial de todas as coisas. Anaxímenes acreditava ser o ar que se transformava em objetos líquidos e sólidos, e por outro processo, o ar se transformava em gases, ventos, oxigênio e fogo.
O filosofo também acreditava ser a alma feita de ar, observando que o vivente respira enquanto que o morto não o faz. Por isso, ate a atualidade temos o costume de dizer “saúde” a quem espirra. É que para os seguidores de Anaxímenes, o espirro é como se a alma tivesse saindo do corpo e desejar saúde é um modo de orar, de pedir aps deuses para que ela retorne ao corpo, restabelecendo a harmonia do ser. E mesmo não tendo consciência disso, herdamos o costume, como também herdamos muito do pensamento grego em nossa cultura ocidental.
Heráclito de Éfesto nasceu em Éfesto, em 535 a.C. e faleceu em