Os Pré Socráticos
Vanja Rita de Cássia Hounsell de Barros
MANAUS – AM
2014
Vanja Rita de Cássia Hounsell de Barros
Filósofos Pré-Socráticos: Pitágoras de Samos, Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eléia, Demócrito de Abdera, Melisso de Samos, Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômenas, Diógenes de Apolônia. Teorias construídas pelos filósofos sobre a origem do Cosmo.
MANAUS – AM
2014
Só fazemos melhor aquilo que insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo e sim um hábito. Aristóteles.
RESUMO
O surgimento da filosofia na Grécia antiga no século VI a.C foi representado pela passagem do pensamento mítico-religiosos ao filosófico-científico. Os pré-socráticos assim denominados por haverem vivido antes de Sócrates foram de grande valor cultural, cientifico, e religioso.
Filósofos como; Pitágoras de Samos, Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eléia, Demócrito de Abdera, Melisso de Samos, Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômenas, Diógenes de Apolônia, defendiam particularmente suas teses, e hipóteses construídas na observação da natureza com o objetivo de explicar esses fenômenos no dia a dia, abandonando dessa forma a teoria mítica.
A tentativa desses primeiros filósofos da historia jônica seria buscar explicações do mundo natural chamada de física (phisis), que se baseia essencialmente em causas naturais.
O pensamento filosófico-cientifico, representa dessa forma, uma ruptura bastante radical com o pensamento mítico enquanto forma de explicar a realidade, a qual não foi de forma completa e imediata, ou seja, o surgimento desse novo tipo de explicação não