Dinâmicas na escola
Dinâmicas criadas pelo grupo
A caixa de música surpresa – Crianças de 1 a 5 anos
O educador deve enfeitar uma caixa (pode ser de sapatos) de forma a chamar a atenção das crianças. No centro da tampa da caixa deve fazer uma abertura que caiba uma mão.
“Dentro da caixa o educador vai colocar o nome de cantigas infantis como: “O sapo não lava o pé”, “Meu pintinho amarelinho”, ”A roda do ônibus”, “A cobra não tem pé”, “O elefantinho chorava”, “Acorda jacaré”, “As baleias”, etc.
Ao levar a caixa para a sala de aula deve se explicar que a classe vai cantar músicas surpresa. Cada criança vai colocar a mãozinha na abertura na tampa da caixa e retirar uma ficha com o nome da música e todas as crianças juntamente com o educador deverão cantar a música escolhida.
Essa dinâmica desperta a curiosidade, incentiva a criatividade, a imaginação e a concentração das pequenas, além de trabalhar a musicalidade e o ritmo é uma forma de prender a atenção das crianças desta faixa etária. Outro aspecto importante é que a dinâmica ajuda a desenvolver o respeito à vez do outro.
A faixa etária escolhida pra a aplicação da dinâmica foram crianças de 3 a 4 anos de uma creche, com a devida autorização dos pais e dos donos da creche, contanto que os rostos das crianças não aparecessem.
As crianças logo ficaram muito curiosas querendo ver, tocar na caixinha e ser o primeiro a tirar a música.
Logo que o aplicador da dinâmica organizou o grupo e explico como era a brincadeira, as crianças souberam esperar a vez umas da outras e cantaram todas as músicas, mas sem perder a frase “Tia, deixa eu agora.”
O Presente Indesejado – Crianças de 6 a 10 anos
O educador deve levar uma caixa de presente para classe e um som com cd. Depois vai orientar as crianças a formarem um circulo, o educador entregará a caixa para uma das crianças e enquanto a música estiver tocando a caixa deve ser passada de mão em mão, no momento em que a música