Dinâmicas de grupos
INTRODUÇÃO
Esta apostila tem por objetivo apresentar uma seleção de dinâmicas de grupo a serem aplicadas em diversos contextos sociais como os de trabalho e os educacionais. As Dinâmicas apresentam os objetivos para mostrar qual o comportamento esperado do coordenador da dinâmica. Nesta apostila há dinâmicas de apresentação, de descontração, de interação, de união, resolução de conflitos e de aprendizagem que são ideais para serem aplicadas em sala de aula. Com essa apostila vocês terão uma grande opção de dinâmicas para aplicar a seus alunos. Boas dinâmicas!! Profa. Fabiana.
Dinâmica: Bula de remédio
Cada pessoa recebe um formulário como o que se encontra abaixo e preenche, dando dicas de sua personalidade por meio de respostas às perguntas.
Bula de remédio
(Se você fosse um remédio, seria...)
Nome:
Nome Fantasia:
Indicações:
Contra-indicações:
Efeitos colaterais:
Modo de usar:
Fonte: LARIZATTI, 2005, p. 189.
2 – Dinâmica: Nome
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Fonte: http://www.cdof.com.br/recrea7.htm
3 – Dinâmica: Nome e Qualidade
Objetivo: Aprender o nome dos participantes do grupo de forma lúdica; facilitar a integração entre os adolescentes.
Processo:
1. Grupo em círculo, sentado.
2. O facilitador inicia dizendo alto seu nome, seguido de uma qualidade que julga possuir.
3. Cada participante, na seqüência a partir do facilitador, repete os nomes e qualidades ditos anteriormente, na ordem, acrescentando ao final seu próprio nome e qualidade.
Comentários:
O desafio desta dinâmica é