Dinâmica do desafio
1)
2) O filme passa uma imagem de uma mãe com transtornos alimentares que não aceita o tipo físico da filha, Linda, e busca diversas maneiras de fazer com que esta perca peso. A mãe utiliza de termos e insultos do tipo “gordo não é bem aceito”; “ninguém gosta de gordo”, fazendo com que a criança acredite que ser magro a todo custo é o melhor, forçando-a a tomar remédios e fazer dietas drásticas para perder peso para sua primeira comunhão. Acredito que a criança, em sua formação, deve ser bem orientada do que é certo e errado, mas isso, de nenhuma maneira, deve causar constrangimentos, como é passado no filme.
3) Matilde é uma pessoa que atribui todos os fatos à religiosidade, por ter “curado” o pai de um engasgo durante um jantar através de fortes orações. Ela acredita que algumas coisas que ela faça, como jejuar, possa impedir algo, como inundações causadas pela chuva que ela acredita que possa acontecer.
4) Acredito que a reeducação alimentar sem o uso de medicamentos e sem constrangimentos psicológicos ao paciente seja a melhor maneira de fazê-lo sentir-se bem, seja necessário perder peso ou não. O filme mostra um médico cujo atendimento vai contra todos os princípios considerados corretos para um tratamento de uma paciente, que pelo histórico que possui tem muitas chances de desenvolver um distúrbio alimentar. O profissional da saúde deve buscar sempre o melhor para o paciente, de modo que ele se sinta bem e que um problema não seja “curado” com o desenvolvimento de outro problema