liderança
A bíblia nos diz que o povo antigamente, era governado por lideranças escolhidas por Deus. Essas lideranças eram representativas, pois os líderes faziam a vontade de Deus para o seu povo e eram incumbidos de guiá-lo. As pessoas que eram escolhidas por Deus e vocacionadas para o exercício da liderança, era visto como um dom, algo dado por Deus. A liderança dada por Deus é o conjunto de características sendo analisada no caráter daqueles que o Senhor escolhe para estarem a frente de seu povo ou sua obra. Deus para realizar seu trabalho, escolhia e preparava pessoas nas quais revestia de sua autoridade para que exercessem uma liderança, ou seja, ele não escolhia os capacitados ele capacitava os escolhidos.
Segundo o texto baseado no velho testamento foram 5 tipos de liderança:
Patriarca, o líder, o juiz, o rei e o profeta. Essas liderança foram sendo atribuídas de acordo com as mudanças que iam acontecendo podendo ser por crescimento, fracassos ou até mesmo pelas crises e adversidades colocadas naquela época.
O Patriarca Abraão foi eleito pelo Criador para ser o lider do povo, ele marca a trajetória para o início da existência do povo hebreu. Nas tradições judaicas e cristãs ele aparece como uma figura paterna, sendo digno, humano e sempre firme na sua fé. O patriarca nos dias de hoje é aquele que pode representar o fundador da empresa, considerada uma pessoa importante para a moldagem da organização.
Líder Moises: Ele é o tipo de líder que conduz a organização e faz com que a empresa crie novas formas de atuação. Isto cabe muitas vezes aos gestores. Pois é quem mostra o caminho com planejamento, e administra. Segue regras e as discute antes de aplicá-las, porém não usa ditadura para expandi-las, escuta ambos lados antes de tomar qualquer atitude.
Os líderes chamados de juízes, de acordo com a bíblia, provavelmente eram mais heróis militares que oficiais do judiciário. Sua missão era fazer com que as leis fossem cumpridas para que assim o