Dinâmica - deficiência
EQUIPE: Alice e Léia
TEMA: Dia as Luta Nacional das Pessoas com Deficiência
OBJETIVO: Discutir e esclarecer os conceitos que permeiam a temática: “o que é ser deficiente”, desestigmatizar a percepção de doenças do PTNN enquanto deficiência, exaltar e expor a capacidade dos pacientes da triagem neonatal
ATIVIDADE: Dinâmica e discussão
Descrição da Dinâmica de autocuidado
1 – Conceito de deficiência:
Considera-se deficiência toda restrição física, intelectual ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária e/ou atividades remuneradas, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social, dificultando sua inclusão social, enquadrada em uma das seguintes categorias:
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
2 - Dinâmica:
Desenvolvimento: 1- Cada participante recebe uma ou duas tiras de papel (dependendo do número de participantes);
2- Cada participante deve escrever palavras que lembrem o que é deficiência para si;
3- Os papeis são recolhidos e redistribuídos aleatoriamente;
4- Cada participante faz a leitura dos papeis recebidos e responde as indagações: “para você essas palavras se relacionam de alguma forma à deficiência? E com as doenças da triagem neonatal? ”.
Em seguida permitir e fomentar a discussão da relação: deficiência x PTNN-MG.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- papeis e canetas
PARTICIPANTES
- Pais, responsáveis, acompanhantes e pacientes.