Dinâmica de Grupos
Vamos criar o sucesso apesar de tudo!
“Os indianos dizem que a vida é desse jeito porque Deus diz somente uma palavra: sim. Porém, Deus não diz ‘sim’ a tudo que nós pedimos, pois ele não é um pai super-protetor, que dá tudo que o filho pede. Deus diz
‘sim’ apenas àquilo EM que acreditamos”.
D
ecidi escrever esta série de textos porque ando preocupado com o pessimismo que tem assolado nosso país. Infelizmente, muitas pessoas vêm se escondendo atrás de problemas por estar paralisadas de medo. É preciso deixar a acomodação de lado e encarar sua vida com determinação. Você poderia me dizer:
- Roberto, e a crise?
Ora, nesses mais de 30 anos de trabalho não me lembro de ter começado um período sem a perspectiva de uma crise no horizonte. Mesmo nos anos 70, quando realizamos o chamado “milagre brasileiro”, a impressão era de que os problemas nunca acabariam.
Aliás, você certamente já percebeu que um monte de gente faz dos problemas um drama e, por causa do desânimo das outras pessoas, ganha dinheiro. Enquanto isso, os desanimados caem em depressão, perdem o emprego e até a empresa.
Esse enredo soa familiar não é?
Mas é preciso entender que nem pessimismo nem otimismo são sinônimos de realismo! Diante de uma tempestade, você pode:
• Ficar sentado, arquivar seus projetos, reduzir os investimentos e perder tempo e oportunidades preciosas.
• Ou enfrentar as intempéries sem dramas e sair logo da chuva, como qualquer trabalhador que precisa cumprir sua jornada diária numa fábrica, independentemente das variações do tempo. Eles sabem que, se abandonarem suas lavouras, o mato vai tomar conta delas.
Antigamente,
as montadoras, os supermercados e vários outros setores costumavam formar cartéis para fazer acordos. A idéia era ficar em casa esperando a tempestade ir embora e aguardar o momento do sol voltar a brilhar. Então, saíam às ruas de novo.
Esse era um tempo em que a nossa economia era superprotegida e