Dinâmica das populações
RAFAEL FERREIRA
RODRIGO SILVA
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES
CAPÍTULO 5
Jaguariúna
2011
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES
DANILO MESSIAS
RAFAEL FERREIRA
RODRIGO SILVA
RESUMO: Este trabalho enfoca a aplicação de interpretação e pesquisas acadêmicas em um ambiente pedagógico junto a alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, ministrado pela Faculdade de Jaguariúna. O objetivo é fazer uma apresentação básica e informativa, com a participação de professor e alunos, dentro de um ambiente dinâmico de aprendizagem através recursos oferecidos pela faculdade e próprios dos alunos.
Palavras-chave: População, comunidade, natalidade, mortalidade.
INTRODUÇÃO
A dinâmica de populações trata das variações, no tempo e no espaço, das densidades e tamanhos de populações. Seu estudo visa a melhor compreensão da variação do número de indivíduos de uma determinada população e também, dos fatores que a influenciam em tais variações. Para isso, é necessário o conhecimento das taxas em que se verificam perdas e ganhos de indivíduos e identificar os processos que regulam a variação da população.
DESCRIÇÃO
Entende-se por população, o conjunto de indivíduos da mesma espécie que dividem o mesmo habitat. Populações são entidades estruturadas que não podem ser confundidas com simples agrupamentos de indivíduos independentes entre si.
O conjunto de populações agrupadas em uma certa área/habitat é definido como comunidade. A comunidade é uma unidade organizada que possui características adicionais às características dos indivíduos e às das populações que a compõem: densidade populacional, taxas de natalidade e mortalidade, relações de interdependência, distribuição etária, potencial biótico e dispersão.
A seguir, temos as principais características das populações:
Densidade populacional é o número de indivíduos por unidade de área. A influência no nível trófico em que os indivíduos se localizam é considerável na densidade da espécie.
Segundo