Dinâmica de populações
Populações
Nos ecossistemas, as várias populações de uma comunidade interagem. Algumas dessas interações fazem com que certas populações cresçam e, eventualmente, estabilizem; em outros casos elas declinam e extinguem.
Vemos, então que as populações são dinâmicas, alternado sua densidade e taxa de crescimento.
Densidade populacional
Densidade = Nº de indivíduos área/volume
Obs: usa-se volume para populações aquáticas.
Em se tratando de populações humanas fala-se em densidade demográfica.
No Brasil, a densidade demográfica aumentou de 17,6 hab./km² (1990) para 20 hab./km² (2000).
No entanto esses números não mostram as grandes diferenças em termos geográficos: em SP a densidade é maior que 100 hab./km² e na Amazônia, menor que 1 hab./km².
Taxas de natalidade e mortalidade
As variações no tamanho das populações dependem essencialmente da natalidade (nº de nascimentos) e mortalidade (nº de mortes) das populações.
Emigração e imigração também podem interferir nisso.
Curvas de crescimento populacional
Potencial biótico = potencial de crescimento de uma população sem limitações. Corresponde a taxa máxima de crescimento acrescida da capacidade máxima de sobrevivência
Crescimento real - as populações raramente têm a chance de crescer conforme seu potencial biótico já que o meio impõe uma série de limitações.
Em conjunto esses fatores são chamados resistência do meio.
Entre eles, podemos citar a limitação de espaço e de nutrientes, a predação, doenças (parasitárias ou não), competição intra e interespecíficas.
Obs. Quanto maior for a população, maior será a resistência do meio.
Por isso, uma população que chega a um ambiente favorável tem inicialmente um crescimento lento, seguido de um aumento mais rápido. Esse crescimento, no entanto, vai se reduzindo devido à resistência do meio até chegar à estabilidade.
Esse número máximo de