Ecologia Dinâmica de Populações
Dinâmica de Populações
População: Grupo de organismos da mesma espécie que habitam o mesmo lugar ao mesmo tempo.
Delimitações: Área geográfica, como rios, montanhas ou salinidade, ou pelo pesquisador.
População x Indivíduo
Indivíduo – Propriedades emergentes – As propriedades e estruturas emergentes, em resumo, são as que surgem, emergem, a partir das interações e arranjos de componentes de um sistema que, tomados individualmente, não possuem aquela propriedade ou estrutura.
- Por exemplo, um formigueiro surge a partir das interações mediadas por substâncias químicas liberadas por diversas formigas. Note que essas propriedades ou estruturas emergentes não são apenas a soma dos componentes, deve haver a interação e/ou o arranjo específico.
Populações – Imortais, a população se adapta para sobreviver
- Propriedades coletivas: Densidade, natalidade, mortalidade, fertilidade, fecundidade, entre outros.
- As propriedades são dinâmicas, resposta evolutiva, só ocorre em nível de população, uma espécie leva milhares de gerações para se adaptar ao predadorismo, por exemplo. Ecologia de Populações – Estuda a abundancia e distribuição dos organismos e os fatores que os afetam.
Fatores Ambientais Bióticos – Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam.
Por exemplo, a existência de uma espécie em número suficiente para assegurar a alimentação de outra condiciona a existência e a saúde desta última. Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição.
Fatores bióticos:
- Produtores
- Macroconsumidores
- Microconsumidores
Fatores Ambientais Abióticos – Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio