Dinâmica das populações
A densidade populacional pode sofrer alterações. Mantendo-se fixa a área de distribuição, a população pode aumentar devido a nascimentos e imigrações. A diminuição da densidade pode ocorrer como consequência de mortes ou de emigrações.
1. Densidade Populacional
A densidade populacional é definida como sendo o número de indivíduos de uma espécie que ocupam uma certa área num ambiente terrestre ou certo volume num ambiente aquático.
Através da densidade populacional pode-se comparar diferentes populações em relação ao espaço ou volume ocupado em diferentes ecossistemas.
Existem alguns fatores que interferem diretamente na densidade das populações como a taxa de natalidade (N), taxa de mortalidade (M), taxa de imigração (I) e a taxa de emigração (E), que podem ser consideradas como atributos de uma população.
A taxa de natalidade é a velocidade com que os indivíduos nascem e são adicionados à população, dependendo do potencial biótico da população.
A taxa de mortalidade é a velocidade com que os indivíduos morrem e são eliminados da população, sendo dependente de fatores como a predação, o parasitismo, doenças, entre outros.
A taxa de imigração é a velocidade com que indivíduos provenientes de outras áreas entram numa população.
A taxa de emigração é a velocidade com que indivíduos deixam uma população e dirigem-se para outras áreas.
TAXAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL •As medidas do tamanho de uma população, tomadas em diferentes intervalos de tempo, informam se ela está em expansão, em declínio ou estável, o que permite fazer correlações com a disponibilidade de alimentos, com o clima, entre outros.
Taxa de crescimento
•Taxa de crescimento (TC): variação do número dos indivíduos em determinado intervalo de tempo.
Taxa de crescimento absoluto (TCA): quando não se leva em conta o tamanho da população, mas apenas a variação do número de indivíduos no período considerado.
Taxa