DINAMISMO
Dedicação, otimismo ou capacidade de trabalhar em equipe? O que as empresas buscam em seus funcionários? Os especialistas afirmam que as empresas querem isso e um pouco mais. As características desejadas pelos empregadores ocupam uma lista extensa. Os profissionais devem buscar desenvolvê- las ou aperfeiçoá-las para garantir uma contratação ou, para os que já estão empregados, uma promoção.
Segundo a sócia-diretora da Consultoria Tegon, Luciana Tegon, em linhas gerais, as empresas buscam pessoas dinâmicas, com iniciativa, focadas em resultados e com habilidade para solução de problemas.
“Relacionamento interpessoal é muito importante para qualquer nível hierárquico, além de uma adequada comunicação oral e escrita”, declarou.
Ela disse que as empresas buscam pessoas éticas, comprometidas com os objetivos da empresa e que tenham em seu DNA um fator que chamam de inconformismo positivo, que nada mais é do que não entregar apenas o que foi pedido,buscando sempre ir além. “Outra leitura é não se acomodar com o 'status quo' dos processos e procedimentos da área, sempre buscando formas de fazer mais e melhor o seu trabalho”, afirmou a diretora.
De acordo com Luciana, tanto o comprometimento quanto o saber trabalhar em equipe são características importantes, mas uma prevalece em razão da outra em determinadas situações. “Um projeto grande com prazos apertados, por exemplo. Nesse caso, inegavelmente a habilidade de trabalhar bem em equipe resultará muito mais positivamente para todos os envolvidos”, declarou. Já em um cenário de crise ou falta de funcionários em uma área, o comprometimento com as necessidades da empresa naquele momento será vital para que as atividades primordiais da área sejam feitas, todos terão que dar um pouco a mais.”